Cada obra apresentada foi criada a partir da necessidade interior da artista e das suas inquietações para melhor dialogar com os novos públicos em constante transformação e movimento.
Conjunto de pinturas com o uso do pincel chinês autêntico do Shanghai Museum.
“Empacotamento" é uma série premiada de pinturas reconhecidas pelo corpo docente da PUC-Campinas. As pinturas são cobertas por uma capa de tecido com zíper, projetada por Ingrid Boer Benetti e fabricada em parceria com sua mãe, Dalva Boer Benetti, que a costurou.
Nessas obras interativas, o olhar do espectador influencia na criação de diferentes resultados e, consequentemente, de novas perspectivas artísticas e visuais. O empacotar, portanto, é definida pela ação de quem interage com a obra, resultando em inúmeras possibilidades, fato que reflete a individualidade de cada observador no papel do criar.
As fendas são convites curiosos. Portanto, passe pela fenda... Relembre fatos, momentos, viva o real. Se preferir, pode fechá-la, você estará na escuridão completa. Então, descanse, feche os olhos e viva os seus sonhos.
Estudos sobre o inconsciente humano e a arteterapia, em parceria com a professora Dra. Lucia Reily (Unicamp), culminaram numa série de pinturas da artista sobre o tema. A mostra percorreu vários espaços de exposições, principalmente escolares e universidades.
A série "Musas da Inspiração", realizada em 2012, resgata alguns elementos, como o descarte gerado pela máquina de costura de sua mãe, simbolizando a intensa produtividade. Mais uma vez, a artista faz uma homenagem às mulheres musas e inspiradoras. Seu pai (in memoriam) referia-se a sua mãe como "musa inspiradora".
A série "Estesia", de 2019, é composta por pinturas sobre fotografia em canvas autoral. Essa técnica original criada pela própria artista também pode ser reconhecida como fotografia híbrida. Clique aqui e confira outros trabalhos semelhantes.
"Estesia" aborda os temas humanos e nos convida a sentir pelos sentidos. Temas como nudez, brincadeiras, brinquedos, flores, pássaros, imagens sacras, incluindo os retratos de seus filhos Joaquim e Rebecca, e do seu sobrinho Antonio, são ricamente bem detalhados com o trato fino do pincel sobre a imagem fotografada.
As últimas pinturas da série, chamadas "Velado", colocam um ponto final nessa produção da artista. A exposição percorreu vários espaços de exposição e galerias em São Paulo (capital) e região.
a arte não reproduz o visível: ela torna visível o invisível.
PAUL KLEE